quinta-feira, 18 de junho de 2009

Projeto 7 - Conhecendo o Conhecimento

Tópico:

Conhecimento: Reconstruir com dutos

--

Pergunta:

O surgimento das redes sociais possibilitou a realização de novas interações e possibilidades de novas conexões, porém ainda não há uma efetiva construção do conhecimento através de colaborações entre a maioria dos membros das mesmas. Quais poderiam ser as iniciativas para que a sociedade se insira neste novo modelo de construção ou reconstrução do conhecimento?

--

Justificativa:

Atualmente as ferramentas e abordagens relacionadas na construção do conhecimento têm sofrido mudanças contínuas e rápidas de conteúdo, além de mudanças no meio em que se faz tal construção. As redes sociais são novos meios para a geração e disseminação de conhecimento, possibilita conexões que deixam o conteúdo relevante, atualizado e disponível. Porém há a necessidade de não só consumirmos informação e conhecimento e sim adquirir habilidades para a reflexão dos conteúdos, possibilitando uma construção ou um reconstrução do conhecimento em colaboração com o outro.

--

3 comentários:

  1. Primeiro, a cultura de se utilizar redes sociais para construção do conhecimento ainda está amadurecendo no Brasil, então, provavelmente, a utilização desse meio para construção de conhecimento deverá evoluir naturalmente.

    Além disso, algumas iniciativas podem ser interessantes para guiar a utilização das redes sociais para a construção de conhecimento. Essas iniciativas podem partir das escolas que podem orientar seus alunos para fazer um bom uso da internet, do próprio governo, que pode investir mais na inclusão digital e auxiliar os professores nessa tarefa. Iniciativas também estão partindo da iniciativa privada que já está ,aos poucos, utilizando softwares sociais para disseminar informações dentro das empresas.

    Wagner Lopes

    Grupo C

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente, deveria haver maior incentivo para utilização das redes sociais,visto que atualmente essa prática não é muito difundida.

    Também deveria ser criado um mecanismo para oferecer a padronização do conteúdo afim de apenas permitir que conteúdos relevantes ganhem maior importância na rede social. Acredito que com o desenvolvimento da Web Semantica isso seja possível.

    Thiago de Freitas

    Grupo C

    ResponderExcluir
  3. Ainda não é uma pratica comum o uso de ambientes socias para a disceminação conteúdo serio. Teriam que investir em publicidade, mostrando que esses ambientes também podem ser usados de forma a difundir conhecimento.

    ResponderExcluir