quarta-feira, 17 de junho de 2009

Projeto 7 - Conhecendo o Conhecimento

Tópico: Conhecimento e suas características atuais: ABUNDÂNCIA

Pergunta:
Como os feeds e consequentemente tecnologias como RSS e ATOM podem contribuir ou atrapalhar a filtragem das informações que são de interesse do usuário?

Justificativa:
Essa pergunta se faz necessária porque os feeds podem tanto contribuir como atrapalhar na filtragem dos dados de interesse em meio a tantos outros que podem estar disponíveis. A questão é até que ponto o uso desse tipo de tecnologia ajuda a obter o conteúdo desejado em vez de gerar ainda mais conteúdo a ser filtrado, devido a um eventual excesso de feeds.

2 comentários:

  1. Os feeds contribuem, uma vez que proporcionam ao usuário as atualizações de sites ora cadastrados por ele, podendo visualizá-las em um mesmo espaço, economizando assim tempo.
    Por outro lado, podem atrapalhar se o usuário não cadastrar realmente os seus sites de verdadeiro interesse. Se isso ocorrer, haverá muita informação desnecessária.

    Tadeu Rocha
    Grupo C

    ResponderExcluir
  2. Utilizando um agregador de feeds RSS o usuário consegue organizar mais facilmente o conteúdo que é de seu interesse. Podemos classificar os diversos feeds que tem o mesmo assunto através de tags ou pastas para facilitar a leitura do conteúdo.
    Sou usuário do Google Reader, no qual possuo diversos feeds cadastrados. Eles são classificados em pastas de assunto comum, como por exemplo, esportes, música, filmes, notícias, etc. Se eu estiver procurando algo relacionado à esportes, por exemplo, tenho facilmente diversos sites especializados em um mesmo lugar de fácil acesso.
    Na minha opinião, o único inconveniente no uso dos feeds é quando mantemos muitos feeds cadastrados, gerando um excesso de conteúdo que possivelmente nunca será lido.

    ResponderExcluir